A crescente degradação dos ecossistemas marinhos reforça a urgência de promover uma educação voltada para a sustentabilidade dos oceanos. Para responder a este desafio, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente promove a 1.ª edição do curso “Educar para a Sustentabilidade do Meio Marinho: Como Passar da Teoria à Prática?”, a decorrer na Região Autónoma da Madeira. 
Dirigido a professores dos ensinos básico e secundário, estudantes e outros interessados, este curso combina conhecimentos científicos atualizados com abordagens pedagógicas inovadoras, capacitando os participantes para educar com foco na conservação e uso sustentável dos oceanos.
Com uma abordagem que alia teoria à prática, esta formação convida os participantes a aprofundar o conceito de sustentabilidade aplicado ao oceano, refletindo sobre o impacto que cada um de nós tem nos ecossistemas marinhos. Ao longo do curso, serão explorados recursos educativos que podem ser facilmente integrados na prática letiva, com o objetivo de promover mudanças de comportamento nos alunos e fortalecer o seu compromisso com a conservação dos oceanos e a ação ambiental.
Objetivos principais
- Promover uma educação ativa e consciente para a sustentabilidade dos oceanos;
- Atualizar conhecimentos científicos e explorar a sua aplicação em contexto educativo;
- Disponibilizar recursos e ferramentas adequadas a diferentes níveis de ensino;
- Aplicar metodologias de ensino diversificadas e centradas no aluno;
- Valorizar o papel dos cidadãos na proteção dos oceanos e dos seus recursos.
Conteúdos do curso
- A fragilidade dos ecossistemas marinhos
- Impactos nas zonas entremarés
- Monitorização ambiental como ferramenta para a sustentabilidade
- Alterações climáticas e os oceanos
- Sobrepesca, aquacultura e alternativas sustentáveis
- Consumo responsável de pescado
- Desenvolvimento sustentável da economia azul
- Educação financeira e sustentabilidade dos oceanos
Destinatários
Este curso destina-se a professores e educadores do 1.º ciclo ao ensino secundário, estudantes do ensino secundário e superior, bem como a todos os interessados na sustentabilidade dos oceanos e na preservação do meio marinho.
A formação encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), sendo válida para efeitos de progressão na carreira docente, nas dimensões científico-pedagógicas dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.
Para mais informações e candidatura clique AQUI