Investigadores do MARE promovem o I Workshop de Pesca à Truta no rio Mondego

No dia 16 de julho a equipa do MARE, polo da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Penacova, o Clube de Pesca de Penacova e o Clube Desportivo e Cultural de Penacova, organizou o I Workshop de Pesca à Truta no rio Mondego, no âmbito do projeto “DiadES – Alteração e promoção dos serviços do ecossistema de peixes diádromos num cenário de alterações climáticas”. O evento promoveu a importância da truta, do seu valor socioeconómico e cultural para a região, e incentivou novos praticantes da pesca a esta espécie, feita de forma sustentável e sem morte.

O workshop realizou-se em Penacova, e contou com a presença de cerca de 40 participantes de diversas áreas. O programa pretendeu aliar a componente teórica à componente prática: a sessão da manhã iniciou-se com apresentações sobre o projeto DiadES, reabilitação de habitat para os peixes migradores, e a gestão e conservação dos salmonídeos em Portugal. Os pescadores recreativos locais foram também convidados a falar sobre esta temática abordando o historial da pesca à truta no rio Mondego, bem como as principais técnicas de pesca à truta. Durante a tarde, os participantes tiveram oportunidade de participar na demonstração prática de pesca à truta, na modalidade de flyfishing e na de montagem de iscos artificiais utilizados nesta modalidade.

Esta aposta no reforço da rede de parcerias entre os investigadores, a comunidade local e os pescadores, é imprescindível para desenvolver estudos e trabalhos com real impacto no território e que permitam desenvolver medidas mais eficazes para a gestão das populações destas espécies piscícolas.