Dia Aberto aproxima MARE da comunidade, em Évora

Dia Aberto aproxima MARE da comunidade, em Évora

 

"Os Dias Abertos são uma ótima iniciativa para interagir e dar a conhecer à comunidade e à região [a investigação desenvolvida], e para receber desafios da mesma” diz-nos Paulo Quaresma, Vice Reitor da Universidade de Évora, na sua intervenção no “Dia Aberto do MARE - Universidade de Évora”.

O Palácio de D. Manuel, em Évora, foi o palco da promoção e ligação entre a Unidade Regional de Investigação do MARE na Universidade de Évora (MARE-UÉvora) e as diversas entidades de administração local e regional do Alentejo, empresas e academia. Neste dia aberto que se realizou no dia 13 de abril de 2023, pudemos confirmar que o MARE está e “sempre esteve aberto para a sociedade”, como refere o Diretor do MARE Pedro Raposo de Almeida.

E essa abertura é importante?
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora através de “uma palavra de reconhecimento ao MARE” refere que sim “por estar [este] virado para o futuro e a tentar encontrar soluções para o futuro.”

Relembra que a água é determinante para o desenvolvimento futuro do Alentejo e “portanto, todo o contributo que o Centro possa dar, é bem-vindo.”  E não mede as palavras: “Temos que garantir o reequilíbrio entre o Homem e a Natureza e pensar o futuro também nesta perspetiva de investigação e inovação” relembrando que este princípio esteve também na base da candidatura ganhadora de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027. “Nós queremos que a investigação científica faça parte da capital europeia da cultura e que deixe raízes para o futuro”, conclui o Presidente.

E porque no MARE “estamos muito disponíveis para tornar o nosso trabalho útil à região”, como refere a investigadora do MARE Helena Adão, há que salientar o conjunto de capacidades e competências “que temos a certeza de que podem ser muito importantes para as necessidades da região [do Alentejo] e para apoiar as entidades da região nas políticas públicas”, explica.

O Dia Aberto do MARE-UÉvora dividiu-se entre a manhã dirigida às entidades regionais, onde foi apresentado o MARE e os grupos de investigação da Unidade Regional, promovendo as ligações entre a investigação científica e o desenvolvimento da região do Alentejo, assentes no conhecimento, promoção e valorização dos seus recursos aquáticos.

E a tarde que foi preenchida com três sessões de “Percursos de Investigação e Inovação no MARE-UÉvora”, onde vários investigadores e estudantes do MARE-UÉvora deram a conhecer a diversidade de trabalhos de investigação fundamental e aplicada desenvolvidos nas suas carreiras no âmbito das ciências aquáticas.

 
De entre as várias entidades regionais e empresariais presentes no evento, destacam-se a presença do Diretor Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, de Ana Andrade da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de vários membros da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, e ainda de representantes da ADRAL, ICNF, IAPMEI, EDIA, SOMINCOR, Start Campus, Sines Tecnopolo e ainda de vários municípios da região alentejana.