Maria José Costa participa no podcast “A Ciência Inspira-me!”

A investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Maria José Costa, participou recentemente num episódio da segunda temporada do podcast “A Ciência Inspira-me!”, uma iniciativa promovida pela AMONET – Associação de Mulheres Cientistas. 

Neste episódio, Maria José Costa — Professora Catedrática reformada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia Internacional da Mulher — conduz-nos numa viagem pelas suas memórias, experiências e reflexões sobre uma vida dedicada à ciência, ao mar e à formação de novas gerações de investigadores.

Com uma carreira marcada por contributos científicos e institucionais de grande relevância, a investigadora recorda os seus primeiros passos na ciência, motivados por uma paixão antiga pelo mar:
“Sempre fui fascinada pelo mar (…) Eu sempre vivi em Almada, passávamos os três meses de verão na costa da Caparica.  Ia nadar até às embarcações que faziam a Xávega, com os filhos dos pescadores que tinham a nossa idade, portanto vivi (sempre) ligada ao mar."

Ao longo do episódio, Maria José Costa partilha histórias singulares do seu percurso académico e científico, incluindo o doutoramento em Paris, realizado em tempos politicamente desafiantes em Portugal. Reflete ainda sobre o papel das redes de colaboração científica, da mobilidade internacional e da necessidade de inspirar e formar novas gerações:
“O mais gratificante para mim, e o mais importante para a minha carreira, foi ter deixado uma escola. Tentei sempre que os meus alunos de doutoramento fizessem coisas que não fossem só a continuação de mim própria”.

A investigadora, que também liderou a AMONET, destacou a importância do associativismo científico e da representatividade das mulheres na ciência:
“Fala-se muito pouco de ciência (em Portugal), e muito pouco das mulheres na ciência. Nós temos de nos chegar mais à frente e a AMONET tem um papel importantíssimo."

Maria José Costa conclui a conversa com uma mensagem de entusiasmo e compromisso com a ciência: "(A ciência) inspira imenso, não só inspira, é gratificante".

O podcast “A Ciência Inspira-me!”, agora na sua segunda temporada, é produzido pela AMONET com o apoio técnico da Rádio Belém e com o apoio institucional da FCT. O objetivo do projeto é valorizar o papel da ciência na sociedade e dar voz a cientistas que, de forma inspiradora, partilham o seu percurso pessoal e profissional.

 

Para aceder ao episódio clique AQUI