Investigadores do MARE no workshop “Invertebrates’ aquaculture: towards circular model” em França

O que os investigadores fazem? Qual o interesse? E a aplicabilidade por parte da indústria?

 

Os investigadores do MARE Sílvia Lourenço, Ana Pombo, David Jacinto e Pedro Félix deslocaram-se a Brest, França para participar no European Maritime Day in My Country. Foram falar sobre aquacultura. E porque é que a aquacultura é tão importante? A Aquacultura serve para proteger as espécies que são são intensamente exploradas como recursos marinhos (pela sua apanha sem planeamento), servindo também para ações de repovoamento. Falamos de espécies como o Pepino do mar ou os percebes.

 

Em concreto os investigadores do MARE falaram sobre o mapeamento de áreas importantes para a produção de aquacultura, da investigação feita na produção de equinodermes, sobre o interesse da industria em produzir estas espécies que estão sobre exploradas e o uso de desperdícios alimentares para fazer rações para as espécies em aquacultura.

 

“O debate teve bastantes perguntas muito relacionados com o uso do espaço marinho para aquacultura e com o conflito com outros usos, e outras produções. A questão, por exemplo, das ostras serem produzidas em zonas costeiras tem levantado questões em França, e levantou também curiosidade o esforço de produzir percebes e pepinos do mar que noutros países da Europa não são conhecidos como recursos alimentares”, explica a investigadora do MARE Silvia Lourenço.

 

Este é um evento aberto a todos os atores que trabalham no setor marítimo, onde se criam sinergias entre diferentes setores e pessoas de diferentes setores. E tem grande visibilidade a nível europeu, pelo que se torna um evento muito interessante para debater e explanar questões importantes nas áreas das pescas, aquacultura, energias renováveis, conclui a investigadora. O workshop contou com as apresentações feitas por quatro investigadores de renome internacional sobre diferentes temáticas relacionadas com a aquacultura de invertebrados marinhos seguidas de uma pequena sessão de debate. Os temas e autoria: 

Laurent Barillé (University of Nantes, France) Potential for moving pacific oyster aquaculture offshore

Colin Hannon (Atlantic Technology University, Ireland) Knowledge transfer in Invertebrate Aquaculture

Laura Ciriminna (University of Palermo, Italy) Exploitation of food processing discards as main ingredients of sustainable feeds for the aquaculture of Mediterranean echinoderms

David Jacinto (MARE – University of Évora, Portugal) Aquaculture of Pollicipes pollicipes  - Successes and Challenges