Verónica Ferreira, investigadora do MARE, participou no programa radiofónico "90 segundos de ciência" na Antena 1. O 90 Segundos de Ciência é um projeto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). 
No episódio nº2062, emitido no passado dia 22 de julho, Verónica Ferreira falou de como está a estudar o impacto das acácias nos ecossistemas ribeirinhos da Serra da Lousã.
A invasão da Serra da Lousã por acácias tem-se intensificado nas últimas duas décadas, levantando dúvidas sobre os impactos dessa substituição da floresta nativa — dominada por castanheiros e carvalhos — por espécies exóticas australianas, como a "mimosa". Foi precisamente esta questão que motivou a equipa de Verónica Ferreira a investigar os efeitos dessa mudança nos rios e ribeiros da região.
Para isso, selecionaram-se ribeiros localizados em áreas de floresta nativa e outras invadidas por acácias, comparando a produção de detritos vegetais, essenciais para as cadeias alimentares aquáticas. Além disso, a qualidade da água foi avaliada através das concentrações de nutrientes presentes, enquanto as comunidades aquáticas — desde microorganismos e fungos até aos macroinvertebrados que vivem no leito dos rios — foram cuidadosamente estudadas.
Um foco especial foi dado ao processo de decomposição dos detritos vegetais, fundamental para a sustentação das teias alimentares aquáticas. Conforme explica Verónica Ferreira, compreender este mecanismo é crucial para avaliar o funcionamento do ecossistema.
O desafio agora passa por determinar se as alterações observadas na produção de detritos, qualidade da água, biodiversidade aquática e no equilíbrio do ecossistema influenciam os serviços que estes ribeiros prestam às comunidades locais, tanto em termos de quantidade como de qualidade da água.
Saiba tudo no episódio AQUI
Texto de Patrícia Carvalho