O MARE é parceiro No projeto “A ponte entre a escola e a ciência azul”

O MARE esteve presente no IV Congresso Nacional "A ponte entre a escola e a ciência azul" no dia 31 de Maio no Colégio Pedro Arrupe em Lisboa (http://www.emepc.pt/pt/kit-do-mar/projetos/ponte/a-ponte-entre-a-escola-e-a-ciencia-azul-edicao-2016-17).

Os alunos da Escola Seomara da Costa Primo da Amadora participaram com um trabalho intitulado: "CSI-Crime Scene Investigation ou Corresponding Species Identification? Como distinguir juvenis de espécies de peixes morfologicamente idênticas através do seu DNA. O exemplo da família Mugilidae (tainhas)"

Este trabalho foi orientado por investigadores do MARE e consistiu no desenvolvimento de um protocolo prático de identificação de peixes na Área Marinha Protegida das Avencas, a mais recente área marinha protegida Portuguesa (sinopse e fotos em anexo).

Foi o 2º ano consecutivo de participação do MARE neste programa de divulgação científica que culmina num congresso nacional interescolas com apresentações orais de todos os trabalhos.

Obrigado pela partilha e pela dedicação dos alunos e da Prof. Helena Deus da Escola Seomara da Costa Primo da Amadora.

 

A quarta edição do projeto a "A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul" conta com a participação de 11 escolas, que foram distribuídas por 11 projetos de investigação a decorrerem na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ISPA), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto Superior Técnico (ISR e MARETEC) e Jardim Zoológico.

Numa primeira fase teve lugar um workshop para toda a turma sobre as temáticas "O Que Faz um Cientista" e "Como Interpretar um Artigo Científico". A partir do 2.º período, os alunos foram integrados em trabalhos de investigação científica numa das instituições de acolhimento. Por fim, os participantes tiveram de preparar uma apresentação para levar ao Congresso Científico "A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul".