O MARE esteve presente no CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2025, promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). A participação incluiu apresentações, um conjunto alargado de pósteres e o reconhecimento de uma das suas investigadoras com o Prémio de Mérito de Investigação. 
Realizado no passado dia 22 de outubro, sob o tema “Unveiling the Unknown: Fundamental Research as the Gateway to Innovation”, o CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2025 reuniu a comunidade científica de CIÊNCIAS para celebrar a investigação e a inovação, promovendo a partilha de conhecimento entre centros, investigadores e estudantes.
O MARE-ULisboa esteve representado na inauguração do renovado Passeio da Ciência, um espaço expositivo permanente que apresenta os 13 centros de investigação e as quatro infraestruturas científicas associadas a CIÊNCIAS. O coordenador do MARE-ULisboa, Ricardo Melo, apresentou os painéis dedicados ao centro, enquanto José Ricardo Paula destacou o papel do Laboratório Marítimo da Guia na investigação marinha e costeira:
“O LMG tem uma característica que o distingue: o acesso direto à água salgada, essencial para estudarmos e modelarmos os oceanos de hoje e do futuro”, referiu o investigador.
Durante a sessão de pósteres, o MARE/ARNET apresentou dez trabalhos que refletiram a diversidade e o alcance da investigação desenvolvida no centro, abordando temas como o comportamento e a ecologia marinha, a resposta do fitoplâncton e dos ecossistemas às alterações climáticas, o uso de eDNA e de técnicas emergentes de monitorização ambiental, a migração e ecologia de peixes, o planeamento espacial marinho e a monitorização costeira, com destaque para a infraestrutura CoastNet, bem como as invasões biológicas, a saúde dos recifes de coral e a propagação de contaminantes e genes de resistência no oceano. Esta participação evidenciou a amplitude temática e o carácter interdisciplinar da investigação conduzida no MARE, que integra abordagens desde a biologia molecular e ecologia até à gestão e conservação dos ecossistemas aquáticos.

Um dos nove investigadores distinguidos com os Prémios de Mérito de Investigação 2024, foi Catarina Frazão Santos, do MARE/ARNET em CIÊNCIAS, que recebeu o Prémio de Mérito de Obtenção de Financiamento pela coordenação do projeto PLAnT – Planning for Sustainable Ocean Use in Antarctica under Global Environmental Change, financiado pelo European Research Council (ERC).
O evento incluiu ainda uma homenagem à professora Margarida Santos-Reis, reconhecida pelo seu contributo para a dinamização da investigação científica em CIÊNCIAS, bem como uma palestra do zoólogo David Macdonald, da Universidade de Oxford, sobre a conservação e comportamento dos texugos.
A participação do MARE neste encontro reforçou, uma vez mais, o seu papel como um dos principais centros de investigação de CIÊNCIAS, contribuindo para o avanço do conhecimento e para uma ciência colaborativa, aberta e com impacto na sociedade.
Texto de Vera Sequeira e Joana Cardoso
Fotografia de capa de CIÊNCIAS