No passado dia 9 de maio, a investigadora do MARE Ana Brito, participou no evento “Surfing the Blue: Navigating Ocean-Funding Opportunities”, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pelo Comité Nacional para a Década do Oceano (CNDO).
O evento teve lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa e reuniu investigadores, entidades financiadoras e decisores políticos para debater oportunidades de financiamento nacional e europeu no contexto da Missão Oceano & Águas do Horizonte Europa e da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
Ana Brito esteve presente na sessão “Casos de Sucesso com Coordenação Nacional”, onde apresentou a infraestrutura CoastNet, incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico. No pitch de cerca de cinco minutos, destacou a importância da CoastNet na monitorização ambiental contínua de estuários e zonas costeiras, através da recolha de dados físico-químicos e biológicos com sensores in situ e imagens de satélite.
A intervenção da investigadora do MARE evidenciou o contributo da ciência nacional para a construção de soluções baseadas em dados, fundamentais para uma gestão mais informada e sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros.
Texto de Ana Brito e Vera Sequeira