No próximo dia 5 de maio, entre as 14h e as 15h, terá lugar no Anfiteatro da FCiências.ID (Edifício C1) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) a palestra intitulada "Alien species in the Baltic Sea – do they threaten or increase biodiversity?", proferida pela investigadora e professora Monika Normant-Saremba, da University of Gdańsk (Polónia).
Especialista internacional em ecologia marinha, Monika Normant-Saremba é professora catedrática e diretora do Departamento de Ecologia Marinha da sua universidade. O seu percurso inclui ainda bolsas de investigação na Free University of Berlin e na University of Koblenz-Landau, na Alemanha, com apoio de programas como o Marie Curie Individual Fellowship e do Ministério da Educação da Renânia-Palatinado.
A palestra irá abordar a questão das espécies não-indígenas no Mar Báltico, uma região de água salobra, com baixa biodiversidade natural e fortemente pressionada por atividades humanas, tornando-a especialmente vulnerável a introduções biológicas. Com base na sua vasta experiência, Normant-Saremba irá discutir se estas espécies representam uma ameaça ou uma oportunidade para a biodiversidade local, analisando temas como a sua introdução, dispersão, ecologia, impacto nos ecossistemas e medidas de gestão.
Além da investigação, a professora conta com mais de três décadas de ensino nas áreas da biologia, ecologia, ecofisiologia e aquacultura inovadora, tendo orientado mais de 70 estudantes de licenciatura e mestrado, bem como 4 doutoramentos. É também membro ativo de diversos grupos regionais e internacionais, como o Joint HELCOM/OSPAR Task Group on Ballast Water Management Convention (BWMC) e o International Council for the Exploration of the Sea.
A sessão é de entrada livre e será uma oportunidade única para conhecer os desafios e dinâmicas ecológicas de uma das zonas costeiras mais sensíveis da Europa, pela voz de uma das especialistas de referência na área.
Participação remota através de https://videoconf-colibri.zoom.us/j/6500751325