MARE marca presença no Plastics Summit – Global Event 2025

O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente esteve representado no Plastics Summit – Global Event (PSGE), realizado no passado dia 6 de outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), através da participação dos estudantes do 1.º ano do Mestrado em Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, a convite e com o apoio da Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos (APIP). 

Sob o lema "Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística", o PSGE reuniu mais de 1000 participantes e 36 oradores nacionais e internacionais, afirmando-se como o maior encontro internacional dedicado à sustentabilidade e à economia circular no setor dos plásticos. O evento promoveu a partilha de conhecimento e o networking multissetorial, envolvendo líderes empresariais, investigadores, decisores políticos e membros da sociedade civil, numa discussão focada nas pessoas e na saúde do planeta.

O programa incluiu quatro painéis principais, cada um com 8 oradores, abordando diferentes temas da sustentabilidade e da economia circular: indústria resiliente e gestão integrada; transição e padrões de consumo; melhorar a circularidade; e a arquitetura regenerativa de ecossistemas.

Durante o evento, foram ainda apresentados os resultados das 14 áreas de atuação que compõem a Agenda Mobilizadora para Plásticos Sustentáveis. Esta iniciativa da APIP, liderada pelo Logoplaste Innovation Lab, tem como objetivo unir empresas, instituições académicas, autoridades e cidadãos em torno dos princípios da Economia Circular Europeia. Os objetivos incluem a introdução no mercado de 21 produtos inovadores, a realização de 36 publicações científicas e novas patentes, além da redução de 30% nas emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção de plásticos.

Durante o PSGE foi também anunciado o novo Expert Committee, um grupo de especialistas responsável pela elaboração de um novo “Position Statement” com o intuito de influenciar políticas públicas a nível local, nacional e internacional, com a meta de apresentá-lo na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que ocorrerá em novembro no Brasil.

Este comité é integrado pela investigadora do MARE, a Professora Paula Sobral, que contribuirá com a sua reconhecida experiência em sustentabilidade e literacia do ambiente, de forma a reforçar o papel da investigação científica na definição de políticas globais.

A participação dos estudantes neste evento internacional representa uma importante oportunidade de aprendizagem, e reforça o compromisso do MARE com a promoção do conhecimento aplicado e a formação de profissionais capazes de responder aos grandes desafios ambientais atuais.

 

Texto de João Pequeno e Patrícia Carvalho