MARE marca presença na Expo 2025 Osaka

Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, das suas unidades na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa) e no Politécnico de Leiria (MARE-IPLeiria), participam na Exposição Mundial de Osaka 2025 para dar a conhecer o trabalho desenvolvido em investigação marinha e Bioeconomia azul em Portugal. 

O vídeo 3D, criado no âmbito da programação especial “Ensino Superior e Investigação: Portugal na Expo 2025 Osaka”, integra uma experiência imersiva que será apresentada no Pavilhão de Portugal, proporcionando ao público uma visita virtual a espaços reais de ciência, como o Laboratório Marítimo da Guia (Cascais) e os Laboratórios de Zoologia Marinha e Ecologia Marinha da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Através de tecnologia tridimensional e de uma narrativa acessível, a produção apresenta o trabalho de investigação realizado nas áreas da biologia marinha e da ecologia dos ecossistemas aquáticos, destacando o papel fundamental da ciência na promoção da sustentabilidade dos oceanos.

Participaram nas filmagens os investigadores Ana Fonte, André Alves, André Lima, António Sousa, Beñat Gana, Catarina Barros, Diana Mota, João Paulo Medeiros, José Ricardo Paula, Inês Caldeira, Inês Pires, Mário Rocha, Melanie Marques, Rita Ferreira, Romana Santos, Rui Rosa, Susanne Tanner e Tiago Grilo, cuja presença ilustra o ambiente colaborativo, formativo e dinâmico que caracteriza os centros de investigação do MARE.

Na Expo 2025 Osaka marcaram também presença dos investigadores Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e coordenador científico do projeto SmartOcean, e Marco Lemos, docente da ESTM e investigador do MARE-IPLeiria. Durante o evento, forma apresentados projetos inovadores no domínio da bioeconomia azul, com foco na biotecnologia marinha, aquicultura sustentável, inovação alimentar e proteção e restauração dos ecossistemas marinhos.

Esta participação faz parte de uma parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, integrada na iniciativa Study & Research in Portugal. Os projetos apresentados reforçam a ligação ao tema do Pavilhão Português - «Oceano, Diálogo Azul», sublinhando o compromisso nacional com uma relação sustentável, científica e inovadora com o mar.

A Expo 2025 Osaka decorrerá entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, prevendo-se que acolha cerca de 28 milhões de visitantes de todo o mundo. A presença do MARE neste evento internacional é um reconhecimento do seu contributo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico e para a afirmação de Portugal como referência na investigação marinha e na sustentabilidade dos oceanos.

Esta iniciativa está alinhada com a missão do MARE: aproximar a ciência da sociedade, promover a educação e apoiar políticas de desenvolvimento sustentável baseadas no conhecimento científico.

 

A versão do vídeo que está a ser exibido no pavilhão de Portugal na Expo 2025 está disponível AQUI

 

 

Texto de Patrícia Carvalho e Vera Sequeira