Projeto LIFE REVIVE Pretende Contribuir para melhorar o estado ecológico das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga

Com um orçamento de  6,5 milhões de euros, financiado no âmbito do Programa LIFE da União Europeia, o projeto LIFE REVIVE - "Innovative and integrated solutions to mitigate hydromorphological pressures and enhance ecological status in the Lima and Vouga basins", tem como principal objetivo melhorar o estado ecológico das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga, através da implementação, teste e validação de soluções inovadoras e integradas para mitigar os efeitos de pressões hidromorfológicas como as resultantes da construção de barragens, açudes e outras alterações nos caudais naturais, bem como biológicas derivadas da presença de espécies invasoras da flora aquática. 

O projeto visa restaurar a conectividade fluvial em mais de 50 km através da remoção e adaptação ecológica de obstáculos, recuperar áreas de desova para espécies indicadoras como a truta (4 km no Rio Vez), reforçar populações de espécies emblemáticas através de repovoamento com trutas assilvestradas e translocação de larvas e adultos de lampreia-marinha, controlar espécies invasoras da flora aquática, assentes em boas práticas de gestão adaptativa (Rio Cértima e Pateira de Fermentelos) e contribuir para a otimização dos regimes de caudal ecológico implementados nos sistemas Alto-Lindoso-Touvedo e Ribeiradio-Ermida. Adicionalmente, pretende promover a replicação transfronteiriça das soluções testadas em rios da Galiza (Espanha) e noutras bacias hidrográficas portuguesas, bem como disseminar o conhecimento e as boas práticas através de workshops técnicos, exposições permanentes e programas educativos.

Este projeto, com uma duração de cinco anos, é liderado pela Universidade de Évora, com o apoio técnico e científico do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do Laboratório Associado ARNET - Rede de Investigação Aquática. Conta também com vários parceiros beneficiários como os municípios de Águeda, Arcos de Valdevez, Figueiró dos Vinhos, Mora (incluindo o Fluviário de Mora) e Ponte de Lima, a AQUALOGUS e a Universidade de Santiago de Compostela.
Para além destes parceiros beneficiários, o projeto LIFE REVIVE reúne um grupo diversificado de 11 parceiros associados, incluindo entidades do sector público (APA, ICNF, DGRM, IPMA, Xunta de Galicia), organizações de pescadores (APDVez, CDCP, VNP) e ONGs ambientais (QUERCUS, Associação Cabeço Santo, WWF). Esta rede de parceiros em Portugal e na Espanha garante uma abordagem integrada e participativa. 

De acordo com a equipa da Universidade de Évora responsável pela execução deste projeto, “ao abordar os desafios enfrentados pelos ecossistemas fluviais do Lima e Vouga, o LIFE REVIVE pretende, não só, assegurar um ambiente aquático mais saudável, assente no cumprimento dos objetivos da Diretiva-Quadro da Água, mas também promover os benefícios económicos, culturais e sociais para as comunidades locais, nomeadamente através da valorização da pesca recreativa e comercial, e da conservação de espécies emblemáticas como a lampreia-marinha e a truta”.

Para mais informações: Coordenação LIFE REVIVE 
MARE/ARNET/ Universidade de Évora 
Emails coordenação: Doutor Carlos M. Alexandre (cmea@uevora.pt) | Prof. Doutor Pedro Raposo de Almeida (pmra@uevora.pt). 
Projeto cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia

 

Texto da Coordenação LIFE REVIVE