Teaching and Learning Practices that Promote Sustainable Development and Active Citizenship publicado pela IGI GLOBAL

Teaching and Learning Practices that Promote Sustainable Development and Active Citizenship é o nome do livro lançado recentemente que conta com trabalho desenvolvido por membros do MARE-Nova ao nível da autoria (capitulo 9 - Lia Vasconcelos e José Carlos Ferreira), da revisão em blind peer review (Sílvia Franco) e da equipa editorial (Albertina Raposo).

Prefaciado pelo Prof. António Sampaio da Nóvoa, Embaixador na UNESCO, esta obra reúne ao longo de 15 capítulos o contributo de vários autores internacionais especialistas na área da educação global. É refletida a importância de uma educação capacitadora, de uma cidadania crítica e ativa e são apresentados exemplos concretos de como a implementar, em contextos de educação formal e não formal.   

Sabemos o quanto a Humanidade está cada vez mais vulnerável e são múltiplas as evidências que nos mostram que não podemos ficar indiferentes à necessidade da educação - devemos assumir um papel determinante na promoção de um desenvolvimento sustentável - foi esta a interpelação base que nos uniu!  

A obra contempla docentes e investigadores oriundos de áreas de conhecimento distintas: física, sociologia, turismo e ambiente, facto motivante, mesmo à nossa microescala, para tentar contribuir para um Mundo Melhor! Mais: partilhamos o pressuposto de que a educação tem e deve ter um papel ainda mais ativo na construção de uma cidadania crítica e consciente dos riscos que se colocam à sustentabilidade global.   

A versão impressa de Teaching and Learning Practices that Promote Sustainable Development and Active Citizenship ficará disponível em janeiro de 2021 e a sessão de lançamento oficial do livro será realizada online nessa altura, em data oportunamente a divulgar. Nesse evento contaremos com as reflexões de alguns autores e outros especialistas da área. 

 

A Equipa Editorial 

Sandra Saúde (Instituto Politécnico de Beja & CICS.NOVA), Albertina Raposo (Instituto Politécnico de Beja & MARE-NOVA), Nuno Pereira (Instituto Politécnico de Beja) e Ana Isabel Rodrigues (Instituto Politécnico de Beja)