Um novo estudo publicado na revista científica Scientific Reports destaca o papel fundamental das florestas de kelp na costa norte de Portugal na captura e armazenamento de carbono — um contributo relevante para a mitigação das alterações climáticas.
A investigação, liderada por cientistas do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, centrou-se nas espécies de kelp Laminaria hyperborea e Saccorhiza polyschides, abundantes na região Norte de Portugal. Através de medições detalhadas da biomassa e da composição de carbono ao longo de vários pontos da costa, os investigadores estimaram que estas florestas marinhas armazenam aproximadamente 16,5 mil toneladas de carbono na sua biomassa acima do solo marinho.
Além da capacidade de armazenamento, o estudo quantificou também o sequestro anual de carbono — ou seja, a quantidade de carbono fixada de forma duradoura pelas algas. Os resultados indicam uma taxa de cerca de 1 900 toneladas de carbono por ano, o que representa cerca de 34% do total estimado para os ecossistemas costeiros portugueses, como sapais e pradarias marinhas.
Apesar de a área coberta por kelps (cerca de 5 189 hectares) ser menor do que a ocupada por outros habitats marinhos, os autores destacam que a sua eficiência na fixação de carbono por unidade de área é comparável ou superior, sublinhando a importância ecológica e climática destes ecossistemas.
Os autores do estudo defendem que estas florestas de kelp — frequentemente esquecidas nas estratégias de mitigação climática — devem ser reconhecidas como importantes reservatórios de carbono azul, e por isso integradas nas políticas de conservação marinha e de combate às alterações climáticas.
O estudo recomenda uma valorização e proteção reforçada destas áreas, através de ações de monitorização, conservação e eventual restauração, destacando o seu papel essencial na regulação do clima, na proteção da biodiversidade e na saúde dos ecossistemas marinhos.
Para aceder ao artigo clique AQUI
Fotografia de David Jacinto