Investigador do MARE no Expresso alerta para urgência de reforçar a resiliência costeira através do envolvimento das comunidades

José Carlos Ferreira by João LIMA (NOVA FCT)É urgente reforçar a resiliência costeira através do envolvimento ativo das comunidades na co-construção de políticas, estratégias e ações de prevenção e adaptação. 
O alerta é de José Carlos Ferreira, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Unidade Regional de Investigação da NOVA  e coordenador do RISCO – Centro de Estudos de Avaliação e Gestão de Risco Ambiental e Proteção Civil, em entrevista ao Expresso (23 de dezembro de 2025). 

O investigador sublinha que Portugal continua altamente vulnerável a desastres e eventos extremos, num contexto de alterações climáticas cada vez mais severas, defendendo uma mudança de paradigma: menos reação à catástrofe e mais planeamento, corresponsabilização e literacia do risco, com cidadãos envolvidos como agentes ativos de proteção civil. Construir "com as pessoas e para as pessoas" é urgente para reduzir o risco e a vulnerabilidade aos diferentes perigos. 

Nesse âmbito, o RISCO é um centro de transferência de conhecimento orientado para as comunidades costeiras, desenvolvido em parceria entre o MARE-NOVA e a NOVA FCT com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Câmara Municipal de Almada. Estre centro pretende promover a articulação entre ciência, planeamento, proteção civil e políticas públicas à escala local. Pretende aumentar a literacia sobre o risco, trabalhar a perceção para reforçar a resiliência das comunidades e co-construir estratégias de prevenção e adaptação "pelas pessoas e para as pessoas", aproximando o conhecimento científico das necessidades concretas do território. 

A entrevista aborda ainda exemplos de trabalho de proximidade com autarquias e comunidades, como o "Costa da Caparica Ocean Community Living Lab", em Almada, e o Centro de Gestão Sustentável de Zonas Costeiras, em Torres Vedras, defendendo que a eficácia das medidas depende de processos continuados no terreno, capacitação e participação informada — condição essencial para reduzir vulnerabilidades e melhorar a resposta a riscos costeiros e urbanos. 

 

Fotografia por João Lima (NOVA FCT)

     

UID/04292/2020 | UID/04292/2025 

Copyright © MARE 2026. Todos os direitos reservados

  Legal  |    Mapa do site