O MARE teve uma participação importante na XII Conferência Internacional sobre Bioinvasões Marinhas (ICMB), realizada de 6 a 9 de outubro na Madeira. Este evento de renome mundial reuniu especialistas de diversos países para discutir os avanços mais recentes no estudo de espécies exóticas e invasoras em ambientes marinhos e costeiros.
A conferência foi organizada pelo Comité Científico da Sociedade para o Estudo de Bioinvasões Marinhas, em parceria com o Comité Organizador Local, formado pelo MARE-Madeira, ARDITI e Universidade da Madeira.
O Grupo de Invasões Biológicas do MARE na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) marcou presença com uma forte representação, incluindo Paula Chainho, Frederico Carvalho, Inês Afonso, Sara Cabral, Romeu Ribeiro e Antonella D’Amore, que apresentaram dez comunicações orais e em poster.
De acordo com Inês Afonso, a conferência cobriu uma ampla variedade de temas, incluindo monitorização e deteção de novas espécies, avaliação de impactos ecológicos e comparação de metodologias usadas em várias regiões do mundo. Segundo a investigadora, “a participação foi essencial para divulgar o trabalho que temos vindo a desenvolver e para trocar experiências com equipas de outros países, abrindo espaço a novas ideias e colaborações.”
Durante o evento, Inês Afonso recebeu o prémio de Melhor Apresentação de Estudante no primeiro dia da conferência, pelo seu trabalho sobre a atualização de uma base de dados nacional de espécies exóticas marinhas. A investigação apresenta informações sobre a presença de espécies não-nativas ao longo da costa portuguesa, relacionando-as com diferentes tipos de habitat, categorias da Diretiva-Quadro da Água e os principais vetores de introdução. Este estudo melhora o conhecimento sobre a distribuição de espécies exóticas em Portugal e fortalece a capacidade de avaliar e gerir os riscos associados às bioinvasões marinhas.
A organização desta conferência pelo MARE-Madeira e a forte participação de investigadores do Centro refletem a relevância crescente da investigação portuguesa nesta área, num contexto global de preocupação com o impacto das espécies invasoras nos ecossistemas marinhos.
Texto de Vera Sequeira
Fotografias de Paula Chainho