De 9 a 13 de junho de 2025, Nice, França, acolherá a Conferência das Nações Unidas para Apoiar a Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, reunindo líderes globais, cientistas e organizações para discutir soluções urgentes para a preservação dos oceanos. Sob o tema “Acelerar a ação e mobilizar todos os atores para conservar e usar de forma sustentável o oceano”, o evento visa impulsionar compromissos concretos em prol da sustentabilidade marinha.
Entre os contributos recolhidos na fase preparatória, destacam-se aqui as propostas apresentadas pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que participou nas consultas realizadas pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), de 18 a 29 de novembro de 2024.
Propostas do MARE nos Painéis Temáticos
O MARE contribuiu com propostas inovadoras em três painéis estratégicos que abordam desafios críticos relacionados com a conservação do oceano:
• Painel 1: Conservar, gerir de forma sustentável e restaurar os ecossistemas marinhos e costeiros, incluindo os ecossistemas de águas profundas.
O centro sugeriu “Reforçar ações concertadas para estabelecer Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) adaptativas com limites flexíveis, guiadas por dados em tempo real sobre migrações de espécies, impactos climáticos e saúde dos ecossistemas. Utilizar tecnologia avançada de rastreamento, inteligência artificial e satélites para garantir que as AMPs respondam de forma dinâmica às condições ecológicas em mudança e às necessidades de conservação.”
• Painel 2: Aumentar a cooperação científica, o conhecimento, a capacitação, a tecnologia marinha e a educação relacionadas com o oceano para fortalecer a interface ciência-política para a saúde dos oceanos.
O MARE submeteu uma proposta para fomentar a colaboração “na investigação sobre Literacia do Oceano: Financiar estudos internacionais e interdisciplinares para explorar como as iniciativas de Literacia do Oceano promovem mudanças de comportamento a nível individual, societal e organizacional. Investigar estratégias e intervenções que alterem eficazmente normas, práticas e políticas para apoiar o ODS 14 e a gestão sustentável do oceano.”
• Painel 4: Prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todas as fontes, particularmente as atividades terrestres.
O MARE recomendou “Promover a cooperação para implementar observações remotas e diretas de lixo marinho e envolver as partes interessadas a nível local e regional para abordar as fontes e atuar na prevenção. Desenvolver sensores para deteção de micro e nanoplásticos, combinados com novos sistemas de remoção da água destinada ao consumo humano, e reduzir os aportes provenientes de águas residuais.”
Colaboração Científica para Ações Globais
As contribuições do MARE refletem o compromisso da ciência portuguesa com a busca de soluções eficazes e colaborativas para os desafios do oceano. Estas propostas integram um esforço coletivo, que envolve atores de todo o mundo, para construir o Plano de Ação para o Oceano de Nice, a ser adotado na conferência.
Nice será o ponto de convergência para ideias e compromissos que moldarão o futuro da conservação marinha. Com a participação ativa de centros de investigação como o MARE, a conferência promete ser um marco na defesa do oceano e no avanço da sustentabilidade global.
Pode ler o resultado final da consulta pública
AQUI