No passado dia 8 de outubro de 2025, a Universidade de Aveiro acolheu a 1ª Conferência Nacional da Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência (SCIGESTPT). Um momento marcante que assinalou o lançamento oficial da nova associação dedicada à promoção, capacitação e representação dos profissionais na área da gestão de ciência, tecnologia e inovação em Portugal.
O evento reuniu cerca de 150 profissionais de todo o país, entre gestores de ciência, investigadores, representantes institucionais e decisores políticos, num dia inteiramente dedicado ao diálogo, reflexão e construção colaborativa sobre o papel estratégico da gestão de ciência nas instituições de investigação nacionais.
O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente esteve representado pelas suas gestoras de ciência Filipa Lacerda e Mélanie Costa. De acordo com Filipa Lacerda “A existência de uma associação como SGIGESTPT vai possibilitar, pela primeira vez em Portugal, ter os profissionais de gestão de ciência representados de forma organizada, permitindo assim sensibilizar de forma eficaz diferentes decisores sobre a importância dos gestores de ciência e igualmente alcançar o reconhecimento da profissão. É de salientar ainda momentos de pausa que permitiu a interação entre gestores de ciência num evento que lhes foi inteiramente dedicado.”
O encontro teve como principais objetivos apresentar oficialmente a SCIGESTPT e a sua missão, consolidar o reconhecimento da gestão de ciência como uma área estratégica, promover a troca de boas práticas e o fortalecimento de redes profissionais, identificar desafios e definir prioridades para a valorização das carreiras nesta área, assim como estimular o debate sobre o futuro das políticas públicas de ciência, inovação e financiamento.
Para isso, o programa contou com duas mesas redondas de destaque:
"O papel estratégico dos gestores de ciência em Portugal – desafios e oportunidades", que contou com representantes de diferentes instituições de ensino superior e centros de investigação. Durante o debate, foi discutida a definição e a importância dos gestores de ciência, salientando a necessidade de políticas que promovam a profissionalização, valorização e integração desta função na cultura institucional.
"O que esperam os decisores da integração da gestão de ciência em Portugal"
Com a participação de figuras de relevo do sistema científico nacional, esta mesa redonda refletiu sobre a relevância dos gestores de ciência na evolução do sistema de I&D. Durante a sessão foi destacado como o aumento do número e importância destes profissionais “é um produto da maturidade do sistema científico”.
A conferência incluiu ainda uma sessão dedicada às boas práticas em gestão de ciência, com a apresentação de projetos europeus e testemunhos de redes internacionais como a ARMA-NLe a European Association of Research Managers and Administrators (EARMA).
A SCIGESTPT resulta da consolidação da anterior Plataforma de Interface à Ciência (PIC), formalizada como associação a 25 de setembro de 2025, e tem como missão representar, capacitar e valorizar os profissionais que atuam na gestão e suporte ao sistema de ciência, tecnologia e inovação em Portugal.