Projeto Emc2 assinala o Dia Mundial da Educação Ambiental com plantação de camarinheiras em Caminha

O Projeto educativo Emc2 participou na edição de 2025 do Dia Mundial da Educação Ambiental, promovido pela Rede WEEC (World Environmental Education Congress), uma iniciativa que decorreu em outubro e que tem como objetivo destacar a importância da educação ambiental para capacitar jovens e cidadãos a agir em prol do ambiente, da natureza e da biodiversidade. 

Em Portugal, a ação do Projeto Emc2, intitulada “Explorar Matos de Camarinha da Costa”, foi coordenada pela investigadora Alexandra Abreu Lima (MARE & INIAV, I.P.) e envolveu cerca de 100 alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Caminha, bem como aproximadamente 30 escuteiros do Agrupamento de Seixas. A iniciativa decorreu na Mata do Camarido e consistiu na plantação de camarinheiras, arbustos cujas plantas femininas produzem os pequenos frutos comestíveis conhecidos como camarinhas.

Esta ação tem como objetivo prevenir a extirpação de uma população local em declínio e foi realizada em parceria com a Associação COREMA, seguindo a metodologia de propagação por estacaria desenvolvida em 2018 pela equipa do investigador Pedro Oliveira (INIAV, I.P.). A mais recente propagação contou com o apoio do Viveiro Raíz da Terra. A plantação envolveu ainda o apoio do Projeto Emc2, da Associação COREMA, do ICNF, da Comunidade Escolar de Caminha, do Município de Caminha, da União de Freguesias de Moledo e Cristelo e dos Escuteiros de Seixas.

Esta iniciativa demonstra, mais uma vez, o compromisso do MARE em promover a educação ambiental prática, envolvendo a comunidade local na preservação da biodiversidade e na conservação dos ecossistemas portugueses.
O Relatório da edição de 2025 do Dia Mundial da Educação Ambiental da Rede WEEC pode ser consultado AQUI