Projeto Emc2 estabelece colaborações para alargar a divulgação de camarinhas, à zona costeira do Ancão

No âmbito do Projeto Emc2 ‘Explorar Matos de Camarinha da Costa’, coordenado pela Investigadora Alexandra Abreu Lima (MARE-ARNET & INIAV, I.P.) foi realizada no início de abril uma visita à zona costeira do Ancão, no Algarve. Nesta visita foi feita a georreferenciação de várias plantas femininas e masculinas da população de camarinhas - Corema album (L.) D. Don , com vista à definição de um trilho de educação ambiental que permitirá aos alunos das escolas da região conhecer esta planta, que é um endemismo ibérico e cujas plantas femininas dão as camarinhas, pequenos frutos comestíveis de cor branca.

Esta visita contou com a colaboração do Dr. João Pinto, da equipa do Plano de Gestão Florestal do Ancão e da Professora da Universidade do Algarve Cristina Veiga Pires, Investigadora do CIMA-ARNET e Coordenadora Científica do aspirante Algarvensis Geoparque Mundial da Unesco.

O Projeto Emc2 é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal), através dos projetos estratégicos UIDB/04292/2020 e UIDP/04292/2020 concedido ao MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e ao projeto LA/P/0069/2020 concedido ao Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network.