A investigadora do MARE Catarina Frazão Santos é a editora-chefe da nova revista da Nature dedicada ao oceano

 

A investigadora do MARE Catarina Frazão Santos é a editora-chefe da nova revista do grupo Nature dedicada à sustentabilidade do oceano: npj Ocean Sustainability. A nova revista irá incidir a investigação nas interligações existentes entre ciência, política e prática, abordagens sistemáticas, soluções transformativas, e inovação para suportar a sustentabilidade do oceano. Pretende-se assim um fórum único de discussão, partilha de informação e identificação de soluções.

 

O editorial de abertura, intitulado “A sustainable ocean for all é assinado pelo corpo editorial da revista – um conjunto de especialistas e cientistas internacionais de diversas áreas de conhecimento relacionadas com o oceano, e provenientes de diferentes instituições e países (como por exemplo: Stanford University, University of Tasmania, University of West Indies, University of Santa Catarina, International Union for Conservation of Nature).

 

Porque reconhecendo a multiplicidade de visões existentes sobre um oceano sustentável, a revista acolhe de igual forma as ciências naturais e sociais – da ecologia marinha aos estudos indígenas; das ciências jurídicas, políticas e administrativas às ciências médicas, às artes e às humanidades. “Reconhece também que enquanto o oceano é “um” do ponto de vista biofísico, existe uma “pluralidade” de valores e relações entre os seres humanos e o oceano, em resultado de múltiplas especificidades geográficas e históricas, que têm de ser tidos em conta”, explica a investigadora no artigo de opinião publicado na página da FCUL.

 

A investigadora Catarina, bióloga marinha de formação com especialização em ordenamento do espaço marinho e políticas do mar, foi convidada em setembro de 2021 para fundar esta revista.