A Noite Europeia dos Investigadores chega a 27 de setembro para mais uma edição, e o MARE preparou várias atividades para a celebrar:
Lisboa
Os investigadores do MARE Bernardo Duarte, Sara Novais, Filipe Ribeiro, Ana Amorim e Vasco Pissarra estarão presentes no Pavilhão do Conhecimento, no parque das nações, para uma noite cheia de atividades:
- "Novos contaminantes do meio marinho": Venha conhecer os resultados do projeto One Blue, e os organismos marinhos utilizados na testagem destes contaminantes emergentes,
- "Desgarrada Científica": Assista a um debate entre investigadores sobre um tema científico quente e escolham sob que holofote científico querem ficar. Não perca esta conversa que tem tudo para quebrar o silêncio característico de uma biblioteca.
- "Luzes da Natureza": Aprenda mais sobre as maravilhosas criaturas que têm a capacidade de produzir luz. Sabe tudo sobre bioluminescência? Visualização de células bioluminescentes com explicação da importância dos dinoflagelados na biologia marinha.
No Museu de História Natural e da Ciência junte-se aos investigadores Jorge Lobo Arteaga, Cátia Bartilotti, Vasco Vieira, Joana Neves e David Silva para uma demonstração do trabalho desenvolvido no Laboratório de Estudos Bentónicos, em particular a identificação da biodiversidade de invertebrados marinhos, desde a linha de costa até ao mar profundo, e como estes organismos determinam a qualidade ambiental de um habitat.
Coimbra
Junte-se aos nossos investigadores às 17h junto à Câmara Municipal de Coimbra para "Encontra a Carraça antes que ela te encontre", uma atividade divertida que lhe permitirá conhecer melhor estes animais.
Évora
- "A viagem dos peixes migradores": descubra como podemos seguir de perto a vida dos peixes migradores. Com o divertido “A viagem dos peixes migradores” podemos ficar a saber mais sobre a os peixes migradores e os perigos que enfrentam na sua jornada, e ao mesmo tempo ajudar a criar um ambiente melhor para a fauna piscícola.
- "Alerta Invasoras": Mostra de fauna dulçaquicola invasora e materiais de sensibilização sobre o tema.
- "Mamíferos e Répteis marinhos: o que são e poque dão à costa": Os cetáceos e as tartarugas marinhas, o que os ameaça, por que dão à costa e o que fazer se os encontrar. No âmbito do projeto ARROJAL, financiado pelo Fundo Ambiental.
- "Onde está o peixe": Com o divertido “jogo do peixinho” podemos ficar a saber mais sobre a biotelemetria e de que forma a ciência e a tecnologia nos podem contar “segredos” submersos, e ao mesmo tempo ajudar a criar um ambiente melhor para a fauna piscícola.
- "Reunião de família: o jogo das conchas de Moçambique": Observação de exemplares da coleção de "Conchas de Moçambique do Professor António Martins Mendes". Breve notas sobre classificação biológica (taxonomia). A Família e a espécie. Famílias de moluscos gastrópodes. Jogo de cartas de famílias de conchas de Moçambique.
Lagos:
Junte-se ao investigador do MARE Olegário Pereira na palestra “A ‘Pequena Idade do Gelo’: Uma Europa Alagada e a Tremer”, explicando as drásticas condições climáticas da Pequena Idade do Gelo e como elas forçaram as sociedades europeias a adaptar-se a invernos rigorosos, tempestades e inundações frequentes.
Online:
Visite o canal do Youtube do MARE para "As pradarias marinhas como fixadoras de carbono e promotoras de biodiversidade", um vídeo sobre o trabalho dos investigadores Vasco Vieira, Jorge Lobo Arteaga, Cátia Bartiloti, Joana Neves, David Leitão Silva, sobre a importância das pradarias de ervas marinhas como poço de carbono e hotspot de abundância e biodiversidade de macrofauna bentónica