Investigadores do MARE participam no 26.º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento

O MARE marcou presença no 26.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, celebrado a 25 de julho de 2025, com uma atividade interativa dedicada a conhecer o movimento dos peixes dentro de água. A iniciativa integrou o programa “Circuitos Abertos II”, que reuniu investigadores, robôs e muita ciência ao vivo. 

Os investigadores Rita Almeida, João Marques e Bernardo Quintella, do MARE/ARNET em CIÊNCIAS, desafiaram os visitantes a tornarem-se biólogos marinhos por um dia, com a atividade “À procura do peixe”. Através de jogos e material científico real, foi possível aprender como se estudam os movimentos e o crescimento dos peixes usando marcas naturais, como os otólitos, e marcas artificiais, como transmissores eletrónicos.

“Mostrámos como os otólitos guardam informação sobre os ambientes por onde os peixes passaram ao longo da sua vida e como usamos marcas artificiais e redes de recetores espalhadas pelos estuários e zonas costeiras, para saber onde estão e por onde se movem”, explica a investigadora Rita Almeida.

A lupa chamou logo a atenção de miúdos e graúdos. Nela, estavam vários otólitos – estruturas calcificadas que se encontram no interior da cabeça dos peixes – onde se podem observar e contar anéis, como nas árvores. O desafio era identificar esses anéis e através da sua contagem descobrir a idade dos peixes a quem pertenceram. Mesmo ao lado, o jogo da deteção: um transmissor estava escondido como se de um peixe se tratasse, e os visitantes, que nem verdadeiros biólogos, teriam de o descobrir utilizando para isso o recetor de biotelemetria.

“É uma boa oportunidade para o MARE, e para nós, investigadores, podermos divulgar o nosso trabalho”, acrescenta o investigador João Marques, sublinhando o valor da comunicação de ciência em contacto direto com o público.
A participação do MARE reforça a missão de aproximar a ciência da sociedade, promovendo a literacia do oceano e a valorização da investigação aplicada ao conhecimento e conservação da biodiversidade aquática.