A investigadora Isabel Abreu do Santos foi eleita Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC).
Investigadora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na Unidade Regional de Investigação da NOVA, Isabel Abreu do Santos integra o NOVACoast LAB, onde coordena investigação em "Avaliação e Gestão de Risco e Proteção Civil". O seu trabalho tem-se destacado pela forte articulação entre ciência, planeamento, proteção civil e políticas públicas, com foco na redução do risco, adaptação às alterações climáticas e reforço da resiliência territorial.
A eleição para a presidência do CEIPC constitui um reconhecimento do seu percurso científico e do seu contributo consistente para a promoção de abordagens de ciência aplicada num contexto de desafios crescentes associados aos riscos naturais e tecnológicos.
O CEIPC é uma estrutura dedicada à produção e transferência de conhecimento na área da proteção civil, promovendo investigação aplicada, formação e apoio técnico a entidades públicas e operacionais. O seu trabalho incide na análise e gestão do risco, na prevenção e preparação para situações de emergência, na melhoria da capacidade de resposta e na promoção de uma cultura de segurança e resiliência, articulando ciência, políticas públicas e intervenção no terreno.
O MARE está certo de que a liderança de Isabel Abreu dos Santos reforçará o papel do CEIPC como referência nacional e internacional na investigação e intervenção em Proteção Civil.