Plásticos. Um grande problema são os plásticos

Estamos no mês mais certo (Plastic Free July) para abordar este tema - plásticos. O ambiente marinho não está saudável, os plásticos e microplásticos são muito culpados. O investigador do MARE João Pequeno falou com o Observador a este respeito. Limpar o oceano por completo é “uma tarefa impossível”, uma vez que “a maioria das atividades humanas vão ter a poluição do Oceano como consequência direta ou indireta”, refere o investigador. Assegura no entanto que há que fazer algo:.

"Para além da tarefa impossível de efetivamente limpar o Oceano, a principal ameaça é o aumento contínuo do consumo de produtos e bens que se verifica, e as falhas no processamento destes produtos nas várias etapas do seu ciclo de vida, desde a produção, à utilização, e descarte final", explica o investigador na entrevista,
Há que perceber que as atividades humanas poluem o Oceano e o que podemos fazer para diminuir essa poluição no nosso dia-a-dia. Porque a poluição do oceano impacta todos - desde os animais marinhas, aos terrestres e mesmo ao ser humano.

O investigador conclui que passa por reduzir o consumo de produtos, repensar a produção. É preocupante que olhando para o futuro ainda vejamos que as projeções de produção e consumo de plástico ainda vão aumentar. E não pensar que a nível individual não conta, porque conta. E muito.

Conclui também que "é necessária mais investigação científica, e que a informação seja comunicada às pessoas, pois todas elas são uma parte interessada neste tema. É essencial proteger o nosso Oceano e evitar que os interesses económicos se sobreponham uma vez mais, evitando cometer os mesmos erros que cometemos em terra."