Curso de Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal

Curso de Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal10 a 14 de Outubro em Lisboa

O Curso de Identificação de Peixes dos Ecosistemas Fluviais de Portugal realiza-se anualmente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, lecionado pelos maiores especialistas nacionais dos diferentes grupos de peixes.

Os peixes dulciaquícolas e migradores constituem o grupo de vertebrados mais ameaçados de Portugal, havendo uma enorme falta de conhecimento essencial para a conservação deste grupo. De referir que não existem quaisquer guias de identificação das diferentes espécies em Portugal, que este grupo tem sido alvo de constantes revisões taxonómicas, de actualizações das áreas de distribuição das diferentes espécies e invasões de novas espécies em Portugal. Por último, reforça-se que este grupo tem sido alvo de inúmeras pressões humanas que têm levado à redução das populações das diferentes espécies.

Nas edições anteriores o Curso de Identificação de Peixes já participaram mais de 70 formandos de diferentes Universidades, Institutos, Empresas de Consultoria e Câmaras Municipais.

Este curso intensivo, com duração de uma semana, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais Portugueses. O curso tem uma forte componente prática, formando os participantes para conhecer e aprender a identificar as 65 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios e barragens. Os participantes terão uma saída de campo aprendendo várias técnicas de amostragem e uma visita ao Fluviário de Mora (ver fotos aqui).

Descarregar poster

Mais informação aqui: https://sites.google.com/site/cursopeixesfluviais/

Email de contacto: cursopeixes2014@gmail.com

Date: 
Segunda, 10 Outubro, 2016 a Sexta, 14 Outubro, 2016