O MARE em novembro 2019

Os investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente não param. No 2º workshop participativo do OceanWise, no passado dia 16 de novembro de 2019, alguns investigadores debateram no Auditório Alto dos Moinhos, Sala do Oriente, as medidas, a longo prazo, para reduzir o impacto dos produtos de EPS e XPS (Poliestereno Expandido e Extrudido) no oceano. Próximo passo? Trabalhar num ROADMAP para os produtos de EPS/XPS com vista a alcançar uma economia 100% circular e evitar/diminuir a ocorrência destes no oceano.

 

Este projeto, coordenado pela DGRM (Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), incorpora um total de 12 parceiros de cinco países – Portugal, Irlanda, França, Espanha, e Reino Unido. Com prioridade na “Ação sobre os plásticos”, pretende ajudar as empresas e os consumidores europeus a utilizar os recursos de forma mais sustentável.

 

Também o grupo de investigação de ecologia de cetáceos do MARE-ARDITI esteve presente no Encontro de Mamíferos Marinhos, no passado dia 15 de novembro. Quem mais esteve presente? os principais grupos de investigação ligados a esta temática em Portugal, onde foram criadas novas sinergias e ainda abordados os desafios futuros para a nova geração de investigadores. O investigador do MARE, Filipe Alves fez uma apresentação: Ecologia populacional de cetáceos em habitats insulares.

 

O Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa, realizou-se entre os dias 14 e 15 de novembro no Parque Biológico de Gaia.

 

Promover e analisar a contribuição da implementação dos critérios Bandeira Azul em praias costeiras, do interior, marinas, portos e embarcações ecoturísticas para a sustentabilidade do litoral era o objetivo patente neste seminário. Com vista à conservação e proteção do litoral, através da aplicação de políticas e práticas que contribuam para a gestão sustentável do território interface terra/mar, os investigadores do MARE estiveram igualmente presentes. Filipe Ribeiro apresentou o projeto LIFE INVASAQUA.

 

A investigadora do MARE-ARDITI/OOM, Ana Dinis compareceu na 3ª edição do FUNDO para a Conservação dos Oceanos, do Oceanário de Lisboa e da Fundação Oceano Azul, que decorreu no Oceanário de Lisboa, no passado dia 13 de novembro. Apresentou o progresso do projeto Whale Tales (premiado na 2º edição) durante o seu primeiro ano. Este projeto visa aumentar o conhecimento científico do uso do habitat e da condição fisiológica do cachalote nas águas insulares da Macaronésia, em particular no arquipélago da Madeira, fazendo ao mesmo tempo a ponte de conhecimento para o público em geral.

 

No dia 7 de novembro, no Gavião, deu-se uma conferência sobre o Futuro do Turismo no Interior, na voz de Filipe Ribeiro, com o tema As Alterações Climáticas e a Influência no Futuro do Turismo.

 

MARE presente no Seminário Bandeira Azul

                                                                        

                                                               MARE presente no seminário Bandeira Azul

 

  

                     Investigador do MARE, Filipe Ribeiro apresenta o projeto LIFE INVASAQUA                                                

                                                                                                                                                                               Conferência sobre o Futuro do Turismo no Interior - Gavião

 


                                                                                           

                                                                                          MARE no Encontro de Mamíferos Marinhos 2019