MARE-Madeira reflete sobre a investigação do mar profundo no simpósio MAD-Deep

O MAD-Deep: Madeira Deep-Sea Symposium’, decorreu nos dias 18 e 19 de Dezembro no Colégio dos Jesuítas, Funchal. O evento, organizado pela Unidade Regional de Investigação do MARE, MARE-Madeira e ARDITI, teve por objetivo o estabelecimento de parcerias, partilha de experiências e de conhecimento com especialistas do mar profundo, organizações sem fins lucrativos, entidades governamentais e a comunidade local, de modo a promover a investigação sobre o mar profundo na Madeira.

Aberto a toda a comunidade, científica e não científica, o evento esgotou as inscrições e contou com as intervenções de João Canning-Clode, investigador e coordenador do MARE-Madeira, de  vários investigadores do MARE, bem como de outros centros de investigação nacionais (CIBIO, OKEANOS) e internacionais (GEOMAR), e associações como a Ocean Leaders, a Rebikoff-Niggeler Foundation e o Museu de História Natural do Funchal.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Canning-Clode refere que a Economia azul é uma oportunidade para a inovação e desenvolvimento económico de Portugal, mas que "é crucial distanciar-se da noção e visão de exploração de recursos como ação predatória, irresponsável e destrutiva."

Do evento, o responsável faz um "balanço extremamente positivo.” Não estando a contar com quase 100 pessoas na audiência, Canning-Clode partilha um pouco do que foi a base da dinâmica deste simpósio: "A base do investigador é precisamente perguntar e ser muito curioso e este tipo de eventos faz com que nós partilhemos ideias com todos, tentamos responder a perguntas e com estas respostas surgem mais perguntas."

Sublinha ainda a falta de financiamento nesta área. "Em ciência esse é o mais gritante problema. (...)" indicando a que a aposta nas pessoas, no open source e em tecnologia low cost "é fundamental porque não temos poder económico, nesta fase, para competir com as grandes potências nesta área de atuação (...) achamos que [os alicerces da ciência] são precisamente as pessoas e o "low cost".

 

Destaca-se também a participação do alemão Jan Dierking, investigador no GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel, que coordenará a MSM126 Jellyweb Madeira, uma expedição científica focada na investigação do mar profundo ao redor da Madeira. Planeada para Fevereiro de 2024, segundo Jan Dierking esta expedição terá como objetivo “perceber a diversidade no mar profundo à volta da Madeira, que habitats existem e a segunda grande questão será perceber como é que estes ecossistemas funcionam”.

 

O ‘MAD-Deep: Madeira Deep-Sea Symposium’ foi organizado em parceria com a SEDES, com o apoio da Associação Oceano Atlântico, Fundação para a Ciência e Tecnologia e da empresa Baillie Gifford.

 

Veja também a reportagem da RTP Madeira sobre este simpósio.