Investigador do MARE recebe prémio FLAD Science Award ATLANTIC 2023

Decorreu ontem a Sessão de Atribuíção do Prémio FLAD Science Award - ATLANTIC 2023. A distinção foi entregue a José Ricardo Paula, investigador do MARE - Centro de CIências do Mar e do Ambiente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para desenvolvimento do projeto inovador ‘ATLANTICDIVERSA – Use emergent technologies to understand the role of cleaning mutualisms in Atlantic biodiversity conservation’, que pretende contribuir para a compreenção do papel dos mutualismos de limpeza na conservação da Biodiversidade do Atlântico, com recurso a tecnologias de vanguarda, como a Inteligência Artificial.

Na sessão de atribuíção do Prémio esteve presente o Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, bem como representantes da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), nomeadamente Elsa Henriques, membro do Conselho Executivo da FLAD e do júri de atribuiçao deste prémio. O Diretor do MARE, Pedro Raposo de Almeida também marcou presença na cerimónia.

 

Em comunicado, José Ricardo Paula explica que “Este projeto pode redefinir teorias ecológicas identificando potencialmente os peixes limpadores como espécies chave para a conservação. O uso de câmaras integradas com Inteligência Artificial para monitorização da biodiversidade estabelecerá um novo padrão na investigação marinha. Estas ferramentas melhorarão a qualidade e quantidade de dados revolucionando as metodologias de investigação de campo e ajudando na conservação através da deteção precoce de perturbações ecológicas”.

De acordo com a FLAD, o projeto de José Ricardo Paula assume um forte compromisso para com a transferência de conhecimento e a participação pública. As transmissões em direto de vídeo subaquático das câmaras operadas por inteligência aritificial não só irão satisfazer necessidades de investigação, como também servirão para apresentações em exposições públicas. Este enfoque procura aproximar o público ao Oceano, promovendo a literacia e a sensibilização para a saúde dos ecossistemas marinhos e os desafios que os afetam.

O Prémio Science Award da FLAD tem como objetivo impulsionar a nova geração de cientistas portugueses e apoiar projetos com uma ênfase significativa na obtenção de resultados práticos e como o desenvolvimento de engenharia e tecnologias que facilitem a nossa compreensão e exploração dos ecossistemas atlânticos.

 

Mais informações sobre o Prémio FLAD Science Award e o projeto de José Ricardo Paula, aqui.