Estudantes do projeto ULISSES visitam o MARE para responder a desafio para a sustentabilidade dos oceanos

No passado dia 12 de julho, o grupo de 34 estudantes participantes do projeto ULISSES, realizaram uma visita às instalações do MARE-URI Lisboa, com o apoio do Coordenador da Unidade Ricardo Melo.

O projeto ULISSES - University of Lisbon Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas, visa promover a interdisciplinaridade e a colaboração em equipe por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa da “vida real. É realizado no âmbito da aliança universitária europeia, UNITE! (Rede Universitária de Inovação, Tecnologia e Engenharia).

Depois de um curso preparatório online de dez semanas, os estudantes de dez nacionalidades diferentes, foram convidados a vir a Lisboa, por um período de três semanas, para desenvolver respostas criativas para a poluição por plástico no Atlântico Norte.

No MARE, conversaram com Susana França sobre o projeto CoastNet – Rede Portuguesa de Monitorização Costeira, e visitaram o laboratório de botânica marinha com a investigadora Giulia Sent, que lhes deram duas perspetivas diferentes, mas complementares sobre a observação dos oceanos.

No âmbito da infraestrutura CoastNet, monitorizam-se remotamente os ecossistemas costeiros portugueses, com recurso a imagens de satélite e medições contínuas de variáveis ambientais. A informação recolhida é disponibilizada em tempo quase real através de um geoportal de acesso livre. É uma ferramenta que permite uma visão global dos ecossistemas podendo ser considerada pelos estudantes ULISSES para o desenvolvimento dos seus projetos.

No laboratório de botânica marinha, os dados são recolhidos in locu e analisados posteriormente no laboratório através de vários equipamentos. A monitorização tem menos cobertura, mas é mais fiel, mostrando como as duas visões do oceano são fundamentais para obter uma imagem mais completa do mesmo.

Houve ainda oportunidade de colocar várias questões às investigadoras e perceber como podem estas ferramentas serem utilizadas na identificação de plástico nos oceanos.

No dia 21 de julho, às 14h, realiza-se a sessão de apresentação e discussão do Projeto Final deste ano do Projeto Ulisses, aberta ao público, no Auditório do Oceanário de Lisboa.