bLueTIDE lança material de apoio no regresso às aulas

  Um Livro de Curiosidades, um Guia de Atividades, um Catálogo sobre as espécies mais comuns na zona entremarés rochosa e um    Quiz.

 Na origem destes materiais, o recém-terminado projeto de educação e comunicação de ciência do MARE, bLueTIDE. Dois anos de   trabalho que juntaram os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente a crianças, professores e comunidade, e que   agora se perpetuam em quatro manuais de apoio. Pensados para professores e alunos, também estão acessíveis ao público aqui,   aqui, aqui e aqui.

  “Ao longo dos últimos dois anos, percebemos que tanto os professores como os alunos valorizavam muito o contacto com os   investigadores. Percebemos, também, que a disponibilização de informação científica numa linguagem adaptada e em formatos   distintos dos habituais eram uma mais-valia. Assim nasceram estes suportes de comunicação, adaptações do que fomos ensinando   nessas sessões e que agora temos a oportunidade de estender a outras comunidades”, explica a coordenadora do projeto, a   investigadora do MARE Zara Teixeira.

  Projeto de educação e comunicação de ciência, o bLueTIDE procurou promover o conhecimento da zona rochosa entremarés junto   de uma seleção de escolas. Para o alcançar, realizou múltiplas iniciativas, mobilizando três públicos-alvo distintos: alunos do 1º ciclo,   docentes e o grande público. Terminadas estas iniciativas, o MARE disponibiliza agora um Livro de Curiosidades, um Guia de   Atividades, um Catálogo de Espécies e um Quiz. Poderão ser usados livremente por professores, pais e alunos, na escola, em casa ou em passeios junto ao mar. Ferramentas úteis que permitirão aos docentes que não integraram o projeto bLueTIDE incluir a temática da zona entre marés rochosa na sua prática letiva. A partilha destes materiais servirá, também, para que outras crianças (e para que a comunidade em geral) fiquem sensibilizadas para a importância da conservação dos sistemas.

“Esperamos que as crianças e os docentes envolvidos no bLueTIDE se tenham tornado agentes ativos na conservação destes sistemas e que tenham percebido como os seres humanos influenciam e se deixam influenciar pelo habitat. Só consciencializando adultos de amanhã poderemos assegurar tomadas de decisão informadas no futuro. Com a partilha destes materiais e o alargamento do seu alcance na
internet, damos mais um passo em frente nesse ainda longo caminho ”, conclui a investigadora.

Notícia: Rita Jordão, Multicom