A Unidade Regional de Investigação do MARE na Universidade de Évora associou-se às comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, celebrado a 11 de fevereiro, através da coorganização e participação em iniciativas que reforçam o compromisso com a igualdade de género e a promoção de percursos científicos mais inclusivos, através da partilha de experiências das suas investigadoras.
Em parceria com o Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão da Universidade de Évora e com o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, de Évora, o MARE coorganizou a atividade Speed Dating com Mulheres Cientistas que reuniu investigadoras da Universidade de Évora, de várias áreas científicas como a Biologia, Engenharia Mecânica, Farmácia, Matemática e Sociologia.e estudantes do ensino secundário.
A atividade, realizada nos dias 9 e 11 de fevereiro, proporcionou encontros dinâmicos onde as cientistas partilharam os seus percursos académicos, áreas de investigação e desafios profissionais.
A atividade promove o contacto direto com modelos femininos nas áreas das ciências, tecnologias e engenharias, procurando valorizar o contributo das mulheres na produção de conhecimento e incentivar mais raparigas a considerar carreiras científicas.
Já organizada pelo Gabinete para a Igualdade de Género da Universidade de Évora e pelo MARE desde 2023, este ano a atividade chegou a quatro turmas (cerca de 70 alunos de 10.º e 11.º ano) da Escola Secundária Gabriel Pereira, e contou com a participação das investigadoras Zara Teixeira (MARE/ARNET), bióloga especializada em biociências e Sistemas de Informação Geográfica, Cátia Sousa (CHRC), da área de Ciências Farmacêuticas e Farmacologia, Isabel Malico (LAETA), engenheira mecânica com foco de investigação em mecânica de fluidos, sistemas energéticos e bioenergia, Constança Alves (CREATE), bióloga com doutoramento em Ciências Florestais, Sara Fernandes (CIMA), matemática especializada em sistemas dinâmicos, nomeadamente sistemas caóticos, e Vanessa Carreira (CICS.NOVA.UÉvora), estudante de doutoramento em Sociologia, a desenvolver tese sobre o tema de extorções romântico-sexuais online.
Também no dia 11 de fevereiro, o MARE esteve representado na sessão “À Conversa com Mulheres na Ciência”, promovida pela Reitoria da Universidade de Évora em parceria com a Rádio DianaFM. A coordenadora científica do MARE-UÉvora, Helena Adão, integrou o painel de convidadas, num momento de partilha de experiências e reflexão sobre o papel das mulheres na ciência e na sociedade. A atividade teve como objetivo, segundo a Vice-Reitora Noémi Araújo, da Universidade de Évora, criar um espaço de diálogo que inspire jovens estudantes e a comunidade em geral a reconhecer a importância da igualdade de oportunidades no acesso às carreiras científicas.
Com estas iniciativas, o MARE reafirma o seu compromisso com a promoção de uma ciência mais diversa, inclusiva e representativa.
Fotos: Mélanie Costa e Divisão de Comunicação da UÉvora