Investigadora do MARE assina capítulo em livro sobre conservação do oceano coordenado pela Universidade de Stanford

Catarina Frazão Santos, investigadora do MARE / ARNET, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa), é autora principal do capítulo “Marine Spatial Planning in the Age of Climate Change”, que integra o novo livro sobre conservação do oceano “Navigating Our Way to Solutions in Marine Conservation”, lançado em 2025 pela Universidade de Stanford. 

Conceptualizado e editado por Larry B. Crowder, professor catedrático de Ecologia Marinha e Conservação na Hopkins Marine Station (Universidade de Stanford), o livro, que reúne 56 autores de instituições de 13 países, incluindo Portugal, apresenta um forte compromisso com a inclusão, promovendo o diálogo entre as ciências naturais e sociais e a integração do conhecimento ocidental e indígena.

Como referido pelo professor Callum Roberts na página oficial do livro, esta obra vem preencher uma lacuna na área da conservação do oceano, integrando ciências naturais, sociais e de governança, sendo de especial interesse para quem trabalha em países em desenvolvimento e em comunidades sub-representadas”, refere Catarina Frazão Santos.

Esta abordagem transdisciplinar e multicultural é considerada essencial para identificar soluções eficazes face aos desafios que o oceano enfrenta.

O capítulo “Marine Spatial Planning in the Age of Climate Change” liderado por Catarina Frazão Santos, explora os desafios do planeamento espacial marinho num contexto de alterações climáticas e as suas interligações com a conservação marinha. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com as especialistas Tundi Agardy (Sound Seas, EUA) e Elena Gissi (Istituto di Scienze Marine, CNR, Itália).

O livro reflete os avanços na conservação do oceano ao longo das últimas duas décadas e pode ser visto como uma atualização da obra publicada em 2005 por Larry B. Crowder e Elliott A. Norse, Marine Conservation Biology: The Science of Maintaining the Sea’s Biodiversity”, sublinha a investigadora.

O volume está disponível para download gratuito, na íntegra ou por capítulo, aqui.

 

Texto de Vera Sequeira e Catarina Frazão Santos