Rita Maurício na revista SÁBADO

A investigadora do MARE Rita Maurício contribuiu para o artigo “Policie o plástico que usa”, publicado na mais recente edição da revista SÁBADO, que aborda o impacto dos compostos químicos presentes nos plásticos na saúde humana e no ambiente. 

O artigo destaca uma iniciativa inovadora da organização ambiental International Pollutants Elimination Network (IPEN), que desenvolveu pulseiras de silicone capazes de rastrear substâncias tóxicas associadas ao plástico. Estes dispositivos, atualmente usados em apenas em contexto de investigação, absorvem compostos químicos e permitem avaliar a exposição dos seus utilizadores, a estas substâncias, de forma não invasiva.

Na sua intervenção, Rita Maurício explica que o principal problema reside na dimensão microscópica destes compostos, o que lhes permite atravessar barreiras biológicas e atingir órgãos vitais: “Devido ao seu tamanho muitíssimo pequeno, podem ser 70 vezes inferiores ao diâmetro de um fio de cabelo, conseguem atravessar barreiras biológicas, como a intestinal ou mesmo a hematoencefálica (estrutura que protege o cérebro), chegando, assim, a órgãos vitais”, explicou.

O artigo sublinha ainda que, embora os plásticos tenham transformado a vida moderna, o seu impacto vai muito além das questões ambientais, representando uma ameaça silenciosa para a saúde pública.
A participação de Rita Maurício neste artigo reforça o compromisso do MARE e da NOVA FCT com a investigação interdisciplinar sobre poluição, toxicologia ambiental e saúde humana, contribuindo para uma maior consciencialização sobre os riscos associados aos plásticos e para o desenvolvimento de soluções que promovam a sustentabilidade e a proteção da saúde humana e ambiental.

 

Para ler o artigo clique AQUI