Filipe Banha, investigador do MARE, participou no programa radiofónico "90 segundos de ciência" na Antena 1. O 90 Segundos de Ciência é um projeto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
No episódio nº2004, emitido no passado dia 1 de maio, Filipe Banha falou do projeto Tartarugas, que está a desenvolver com objetivo de promover ações de remoção da Tartaruga da Flórida no sul de Portugal. Em 90 segundos, o investigador falou de como estão a ser promovidas ações de remoção e controlo desta espécie invasora, em quatro parques a sul do Rio Tejo, na Serra de São Mamede, na Costa Vicentina, no Sudoeste Alentejano, no Vale do Guadiana, e na Ria Formosa.
O projeto trabalha nestes quatro parques porque são os locais onde estão localizadas as principais populações do Cágado-de-carapaça-estriada, altamente ameaçado pela Tartaruga da Flórida devido à competição por alimento e território. Para além de estudar como a competição por locais de ensoleiramento está a aumentar a mortalidade do Cágado-de-carapaça-estriada, o investigador está também a avaliar como as doenças transmitidas pela Tartaruga de Flórida, poderão estar a contribuir para este aumento.
Saiba tudo no episódio AQUI