O MARE vai à escola já chegou a mais de 35000 alunos

Antes era assim: os investigadores iam às escolas, muitas vezes a pedido dos pais, de uma forma informal. Agora, o projeto “O MARE vai à Escolaencarrega-se de tudo: planeia, contacta, viaja até às escolas ou recebe as escolas no laboratório. E tudo alinhado com os programas curriculares e tendo em conta a Estratégia Nacional para o Mar, e os Princípios Essenciais da Literacia do Oceano. 

 

Os tempos mudam e hoje em dia a simples desconstrução da sala de aulas tradicional representa um primeiro passo para algo novo. As crianças guardam boas memórias das sessões: “Estiveram na minha escola e tive a experiência de abrir um peixe”, refere uma das crianças questionada posteriormente. E o que aprenderam? “que os peixes, apesar de serem pequenos, têm muitos órgãos dentro deles”, “que o coração dos peixes não tem a mesma forma que os nossos”, e nas palavras das crianças puderam “explorar e fazer experiências”. 

 

Desde o seu início em 2015, “O MARE vai à escola” realizou cerca de 1500 sessões, chegando a mais de 35000 alunos. Este ano foram 361 as ações realizadas em que participaram 8526 estudantes. Com propostas divertidas e interativas, o objetivo da equipa de investigadores do MARE, que já conta com 15 investigadores em Lisboa, 15 investigadores em Évora, 13 investigadores em Coimbra e quatro investigadores no IPL, é dar a conhecer o MARE e o seu papel na investigação científica, incrementar os níveis de literacia do oceano, e “despertar” os cientistas que existem nos mais novos. 

 

Biólogo por um dia, o MARE vai à praia, Em busca dos segredos do mar, As incríveis viagens dos animais marinhos são alguns dos programas que tem o projeto, sendo que, este ano, dentro de temas como a biologia e ecologia dos peixes, as migrações, a pesca ou os ecossistemas marinhos entre tantas outras, as atividades mais procuradas foram as relacionadas com o lixo marinho, com o oceano, com as migrações e com o clima. 

 

Desde o início do ano, a maioria das atividades (cerca de 120) fez-se com o 1º ciclo, seguindo-se a Pré-escolar com mais de 60 atividades, o 2º ciclo, o 3º ciclo e por fim o secundário, onde se realizaram cerca de 20 sessões. 

 

No futuro o objetivo passa por alargar “O MARE vai à Escola” a mais polos, criar mais parcerias, ter mais voluntários para poder chegar a mais alunos, principalmente do secundário. 

 

Este foi o mês do mapeamento do calendário e da preparação das atividades. É já este mês que será apresentado o programa educativo para o ano letivo 2019-2020 em eventos dirigidos aos professores, em Lisboa e na Figueira da Foz, marcando assim o arranque das atividades.  O MARE-ULisboa irá realizar um evento de apresentação do seu programa educativo "O MARE vai à escola", no próximo dia 25 de outubro, na FCUL. 

 


 

2018/2019