Como é que a Salinidade afeta o crescimento da Corvina?

Uma equipa de investigadores liderada por Marco Lemos do MARE, publicou recentemente o artigo "Assessing the euryhaline characteristics and metabolic responses of meagre (Angyrosomus regius) when reared under different salinities opportunities for aquaculture refinement" na revista científica Aquaculture. O artigo diz respeito à investigação sobre a criação de juvenis de corvina em águas com diferentes graus de salinidade, para ver como estes peixes se adaptam  fisiologicamente, e quais os impactos em termos de produtividade.

A corvina é um peixe migrador que inicia o seu ciclo de vida nos estuários, para se deslocar enquanto adulto, a zonas mais próximas da costa. Esta exposição a condições ambientais influencia significativamente o crescimento da corvina, a sua reprodução e o seu comportamento alimental.

Em aquacultura, a corvina é um peixe altamente apreciado do ponto de vista comercial, devido à sua elevada taxa de crescimento, carne de qualidade, valor nutricional e técnicas de criação bem estabelecidas, No entanto, a sua criação em aquacultura ainda não chegou ao seu potencial máximo em termos de otimização de produção.

Neste estudo, os investigadores avaliaram o stress e os custos bioquímicos associados à criação de juvenis de corvina, em ambientes com diferentes graus de salinidade, com o propósito de explorar a possibilidade de produzir esta espécie em diversos locais sem comprometer a produtividade. Assim, os investigadores concluíram que, à medida que a salinidade do ambiente aumenta, mesmo acima do ponto isosmótico do animal (salinidade interna do peixe), aumentam também algumas respostas bioquímicas relacionadas com o uso de energia e o stress oxidativo. No entanto, aumenta também a taxa de crescimento.

Ao tirar partido da capacidade de adaptação da corvina a diferentes salinidades, esta investigação contribui também para o crescimento sustentável da indústria de aquacultura, aumentando o nosso conhecimento de técnicas de produção desta espécie que é comercialmente valiosa.

 

Para aceder ao artigo clique AQUI